Marcha das Mulheres Negras. Brasília, 2015.

Ontem aqui em Brasília aconteceu a Marcha das Mulheres Negras. 15.000 mulheres marcharam do Estádio Nilson Nelson até o Congresso Nacional pra chamar atenção às sua condições e aos abusos que sofrem, contra a violência, o racismo e o machismo.

A Marcha foi uma coisa linda. Dessas coisas incríveis que acontecem e que você pensa ‘que lindo vivenciar tudo isso’ e que incrível registrar tudo isso. Ontem o dia foi delas, e espero que todos os dias sejam. Assim como espero que todos os dias sejam das mulheres e tenhamos as mesmas oportunidades e direitos que os homens, espero as mulheres negras tenham as mesmas oportunidades que as mulheres brancas. É preciso entender que apenas gritar o feminismos aos 4 ventos, levantar a bandeira da liberdade sexual e reprodutiva (entre outras) contempla muito mais as mulheres brancas, classe média, etc e tal, que as mulheres negras. Seus abusos vão além de um ‘simples’ assédio (não diminuindo o que todas sofrem). A taxa de mulheres negras vítimas de homicídios no país é mais que o dobro das mulheres brancas, citando apenas esse dado. E eu como mulher feminista que luta pelos direitos das mulheres, preciso escutar e entender esse lado do movimento das mulheres negras e lutar junto sem tirar-lhes o protagonismo do movimento.

Felizmente, como comunicadora e fotógrafa pude registrar o ato lindo da marcha de ontem. Emocionante é a menor palavra que posso usar. Cliquei muito pouco, pois estava fazendo um trabalho de vídeo para a queridíssima Cibele Tenório, que está contando a história de Almerinda Gama, uma alagoana feminista negra da década de 30 (e que prazer participar desse projeto!), mas fiquei tão encantada com a marcha que vim aqui mostrar minhas poucas fotos. Afinal, é também dessa maneira que posso ajudar o movimento.

Contra o racismo, a violência e pelo bem viver!

 

Marcha_BLOG-9Marcha_BLOG-6Marcha_BLOG-10Marcha_BLOG-4Marcha_BLOG-8Marcha_BLOG-7Marcha_BLOG-12Marcha_BLOG-3Marcha_BLOG-15Marcha_BLOG-19Marcha_BLOG-17Marcha_BLOG-18

Esse post foi publicado em Especial. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s